Pesquisar no Acervo Histórico

17/02/2017

Manual de estrategias didáticas em formato PDF, um total que conta com 500 métodos e técnicas de ensino.

Manual de estrategias didáticas em formato PDF, um total que conta com 500 métodos e  técnicas de ensino.


Excelente oportunidade oferecida pela Fundação Getúlio Vargas. As inscrições irão até 10 de março. Aproveite!

CPDOC oferece bolsa de pesquisa em Ciências Sociais e História para estudantes do Ensino Médio
Via - História Hoje

Excelente oportunidade oferecida pela Fundação Getúlio Vargas. As inscrições irão até 10 de março. Aproveite!

      A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC- FGV) oferece até quatro bolsas para estudantes de escolas públicas e privadas trabalharem em pesquisas com os professores da escola. A iniciativa faz parte do recém-lançado programa Laboratório de História e Sociologia para o Ensino Médio.

     O objetivo das atividades do Laboratório é promover e divulgar a pesquisa científica nas áreas das Ciências Sociais e da História por meio da incorporação de estudantes do Ensino Médio às seguintes pesquisas em realização do CPDOC: “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, “História social do trabalho e dos movimentos sociais”, “História e Direito no Brasil pós-1930” e “Sociologia e Vida Pública no Rio de Janeiro”.

    Os estudantes selecionados cumprirão, sob a supervisão de professores do CPDOC, 12 horas de atividades semanais de abril e dezembro de 2017, de forma a não prejudicar sua rotina escolar. Eles receberão uma Bolsa de Iniciação Científica Junior no valor mensal de R$300,00 e, ao final das atividades, um certificado de conclusão.

    O processo seletivo é aberto a estudantes das três séries do ensino médio das redes pública e privada do município do Rio de Janeiro que tenham 16 anos completos no dia 1º de abril deste ano. Para se inscrever, os interessados deverão anexar o boletim escolar e uma redação na qual deverão explicar as razões do interesse pelas áreas de conhecimento das Ciências Sociais e da História e, especificamente, sobre um dos quatro eixos temáticos propostos. A segunda etapa de avaliação consistirá em entrevistas presenciais.

Para se inscrever, acesse o site.

Cursos - Universidade de Genebra dá curso gratuito sobre direitos humanos

Universidade de Genebra dá curso gratuito sobre direitos humanos





A Universidade de Genebra, através da plataforma Coursera, apresenta um MOOC (mooc) sobre os direitos humanos. É intitulado "Introdução aos Direitos Humanos", o curso destina-se tanto aqueles que trabalham no setor ou a qualquer pessoa interessada em aprender as noções básicas.

Saiba mais em - http://gestionandote.org/curso-ginebra-derechos-humanos/

Os índios na história do Brasil no século XIX: da invisibilidade ao protagonismo


Os índios na história do Brasil no século XIX: da invisibilidade ao protagonismo
- Maria Regina Celestino Almeida

16/02/2017

Vídeo - O passo a passo da mumificação Egípcia.

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH




Vídeo - O passo a passo da mumificação Egípcia.

Vídeo - Marcos Napolitano - 1964


Vídeo - Marcos Napolitano - 1964



    Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

    SABER HISTÓRIA É OBRIGAÇÃO: PELA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.


    Via ANPUH

    É HORA DE LUTA! É HORA DE MOBILIZAÇÃO!

    Diante da aprovação da Reforma do Ensino Médio pelo Senado Federal, a ANPUH informa que, nos próximos dias, se ocupará de:

    Ouvir especialistas para encaminhar as dúvidas sobre a Reforma aos responsáveis pela formulação da MP (assessores e técnicos do MEC);

    Organizar uma comissão composta por historiadores para ir ao Congresso Nacional, ao CNE e ao MEC;

    Solicitar à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Audiência Pública para debater o lugar do Ensino de História na Educação Básica;

    Mobilizar as seções estaduais da ANPUH e os cursos de História para encontrar meios de reverter os danos produzidos pela reforma;

    Organizar um debate público sobre a Reforma do Ensino Médio no próximo Simpósio Nacional de História que ocorrerá em Brasília;

    Lançar uma campanha nacional: SABER HISTÓRIA É OBRIGAÇÃO: PELA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

    12/02/2017

    Vídeo - Como um cavaleiro medieval se vestia

    Receba atualizações no seu Email:

    Desenvolvido por ACH


    Ensinar Historia
    Via Joelza Ester Domingues

    Como um cavaleiro medieval vestia (ou era vestido) sua armadura. O vídeo mostra o equipamento completo de um cavaleiro do século XIV. As peças foram fabricadas a partir de modelos e gravuras da época.

    11/02/2017

    Curso Online - Combater a violência de Gênero em Universidade Johns Hopkins



    La Universidad Johns Hopkins abre la convocatoria para que interesados en participar en el curso online “Combatir la Violencia de Género: Lecciones Globales con Casos de Estudio de la India”. La inscripción y el curso son totalmente gratuito y tiene la posibilidad de certificarse.

    ¿De qué se trata el curso?

    Este curso introduce a los participantes del sector de atención de la salud a la violencia basada en género, incluyendo la epidemiología mundial de la violencia de género, los resultados de salud, la investigación fundamental, la política y las directrices éticas, y las mejores prácticas clínicas para la prevención de la violencia de género, apoyo y gestión.

    ¿Cuánto dura el curso? El curso virtual que tiene una duración de seis semanas con un promedio de 2 a 4 horas de dedicación por semana.

    ¿Cómo me registro y me inscribo?

    El curso se encuentra disponible en la plataforma de e-learning Coursea, para acceder de forma gratuita sólo tienes que seguir los pasos que se muestran en la pestaña que dice REGISTRASE. El registro puede ser con tu cuenta de facebook o con tu correo personal (la cual sugerimos).

    Despues de haber hecho con éxito tu registro, haces click en la opciÓn de INSCRIBIRSE.  Esto te dará la opción de pagar un costo por el certificado o simplemente tomarlo gratis y adquirir los conocimientos sin un certificado, al final lo importante es aprende !



    Para certificarte en el curso existen dos alternativas:

    Certificado de participación: disponible de forma gratuita al completar el 75% de todas las actividades obligatorias del curso. El certificado se libera automáticamente.
    Certificado de superación: es posible solicitarlo cuando se haya cumplido el 100% de actividades y contenido. Es pago.
    Fecha límite de postulación: Ingresa ya e inicia el curso.

    Toda la información sobre la puesta en marcha del curso la puedes conocer aquí Curso Entendiendo la Violencia de Género



    Becas, voluntariados y convocatorias en: www.masoportunidades.org o en Facebook “Quiero salir del país”   https://www.facebook.com/quierosalirdelpais

    Vacantes  y pasantías en el sector humanitario con Naciones Unidas y  ONGs en www.trabajohumanitario.org o en Facebook https://www.facebook.com/Trabajo-Humanitario

    Fonte -

    Trabajo Humanitario


    Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...