Pesquisar no Acervo Histórico

17/11/2017

O Enem desse ano já passou, mas quem vai fazer ano que vem, já pode começar a estudar.

O BLOG EDUCAÇÃO separou alguns títulos para você mergulhar e entender alguns conteúdos que podem ser explorados no Enem. Prepare a pipoca e comece esta maratona! Confira abaixo a lista:






FILMES

 Nunca me sonharam (2017)

O documentário traça um panorama sobre o ensino médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, principalmente a partir dos estudantes. Isso é mostrado através de relatos de jovens, professores, diretores de escolas e especialistas. O foco é o valor da educação, os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive essa realidade.



Clash (2016)

Quando o governo do presidente Mohamed Morsi, eleito através da primeira eleição geral do Egito, foi derrubado por militares, uma forte tensão tomou conta do país. Isso porque, logo depois, parte da população que apoiava tomou as ruas para reivindicar o seu retorno e, durante os protestos, um grupo de pessoas de diferentes origens e com opiniões antagônicas acabou sendo preso arbitrariamente em uma velha caminhonete. A obra abrange, de forma atual, a questão da Primavera Árabe no Egito e seu reflexo nas questões do Oriente Médio, como a formação dos grupos terroristas e as disputas políticas da região.



Fome de Poder (2017)

O filme conta a história de ascensão da rede de fast food McDonald’s. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice “Mac” McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício. Nele, o aluno consegue correlacionar e compreender os conceitos do sistema capitalista, do fordismo e da produção em série, o que pode ser uma ótima referência atual para a redação.



Okja (2017)

O filme é uma sátira que questiona e nos faz refletir sobre a produção dos alimentos no século 21. A obra remete a discussão dos alimentos transgênicos, assunto sempre presente na parte de biologia do Enem. No enredo, a CEO de uma poderosa empresa apresenta ao mundo que uma nova espécie animal foi descoberta no Chile. Apelidada de “super porco”, ela é cuidada em laboratório e tem 26 animais enviados para países distintos, de forma que cada fazenda que o receba possa apresentá-lo à sua própria cultura local.



O Círculo (2017)

O filme retrata a relação dos jovens atuais com as redes sociais e a internet, o que pode vir a ser cobrado e relacionado no Exame com conceitos de sociologia e filosofia. O filme relata uma das empresas mais poderosas do planeta, que atua no ramo da Internet, responsável por conectar os e-mails dos usuários com suas atividades diárias, suas compras e outros detalhes de suas vidas privadas.



SÉRIES



The Crown

A série é uma biografia da Rainha Elizabeth II. Filha do Rei George VI, Elizabeth II sempre soube que não teria uma vida comum. Após a morte do seu pai, em 1952, ela dá seus primeiros passos em direção ao trono inglês, a começar pelas audiências semanais com os primeiros-ministros ingleses. Ela assume a coroa com apenas 25 anos de idade, mas com grandes compromissos, vêm grandes responsabilidades.



Black Mirror

A série imagina o futuro e como a tecnologia será determinante para a nossa vida. Imagine um Big Brother seguindo você o tempo inteiro. Ou uma rede social que pune as pessoas que não curtem, não compartilham nem comentam. A influência da tecnologia nas relações interpessoais é debatida e nos faz refletir sobre o papel da tecnologia atualmente.



Roma: Império de Sangue

No seriado, é possível acompanhar a transição da Roma antiga da República ao Império. A série também conta com uma superprodução com figurinos e fotografias bem similares ao período histórico. Por isso, é uma importante alternativa para quem quiser compreender melhor a cultura greco-romana, base da cultura ocidental. Existem ainda conflitos e lutas pelo poder, em que encontramos importantes figuras, como Júlio César e Marco Antônio.



House of Cards

A série é um drama político, perfeito para observar as questões políticas, a disputa de poder e articulações nos bastidores do governo dos EUA (ainda mais depois das ultimas eleição presidencial dos Estados Unidos). Assuntos relacionados àquele país, como a sua independência e constituição, a política externa, a questão racial e a política interna são, frequentemente, cobrados no Exame.



The Tudors

A série é baseada na história de Henrique VIII, rei da Inglaterra e fundador da Igreja Anglicana. Ele foi o responsável por romper com a Igreja Católica e fundar sua própria igreja, além de se separar de Catarina de Aragão (sua primeira esposa) para casar com Ana Bolena, atitude impensável para a época. O seriado consegue retratar de maneira romântica o surgimento da Igreja Anglicana na Inglaterra do século XVI. O seriado é um importante auxílio para estudar a Reforma Protestante na Europa e a formação da Igreja Anglicana.

Fonte - http://blog.educacao.mg.gov.br/

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por FeedBurner
l-- Ajude a manter está página--l
 
ou faça uma doação de qualquer valor para :
Banco do Brasil - Agência 1846-5 Conta 43.731-x
  • Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  
----Entre em nossas redes sociais----

----Parceiros----




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...