Pesquisar no Acervo Histórico

01/10/2016

Fondos antiguos digitalizados - Biblioteca Rafael García Granados Instituto de Investigaciones Históricas -México

Biblioteca Rafael García Granados
Instituto de Investigaciones Históricas

Fondos antiguos digitalizados



Via - http://biblio.unam.mx:8240/index.php/recursos-enlinea/fondos-antiguos

IPTV USP - projeto que visa democratização da informação gerada internamente na Universidade de São Paulo

VIA iptv USP

IPTV USP - projeto que visa  democratização da informação gerada internamente na Universidade de São Paulo




Este projeto teve como motivação a observação da necessidade de melhores mecanismos de gerência para a distribuição de vídeos em serviços na Internet. Considerando estes aspectos e com o subsidio da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), o grupo (GTGV – Grupo de Trabalho em Gerência de Vídeo) investigou, especificou e desenvolveu a primeira versão da plataforma de gerência de distribuição de vídeos. Esta plataforma foi adaptada, pelo mesmo grupo, em diferentes implantações, onde uma delas foi o IPTV USP Experimental lançado em 2007.

O resultado de todo este trabalho foi um produto de escopo amplo, que atende não só as necessidades relacionadas ao processo de publicação e consumo de vídeos ao vivo ou sob demanda, mas também uma ferramenta importante no sentido que possibilita uma gerência mais efetiva dos serviços disponilizados pela rede.

De seu lançamento para cá, o sistema esteve em operação atendendo as necessidades de transmissão de vídeo da Universidade de São Paulo, e passou a servir como ponto centralizador das principais produções audiovisuais internas, realizados pela TV USP, pelo Estúdio Multimeios, pela Escola de Comunicação e Arte e pelo Núcleo Vídeo FAU, entre outros. Além disso, com um grande número de transmissões de eventos ao vivo que ocorreram nos principais auditórios da universidade, estes registros passam a fazer parte do acervo de vídeo sob demanda, que fica a disposição dos usuários. Com isto contamos atualmente com uma biblioteca de mais de 17.500 vídeos, que podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar através de uma conexão Web.

Durante todo este tempo, o sistema foi bastante usado e testado, e assim foi amadurecendo. Com investimento da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) foi possível, utilizando a experiência anterior, a avaliação das falhas e necessidades observadas e as novas tecnologias que surgiram, desenvolver esta nova versão que está sendo colocada a disposição agora, como o serviço IPTV USP. Esta versão conta com uma nova plataforma e com servidores de vídeo desenvolvidos para o serviço.

O principal objetivo do serviço IPTV USP é permitir a democratização da informação gerada internamente na Universidade de São Paulo, auxiliando assim no papel fundamental da universidade pública que é educar, e em um sentido mais amplo, ultrapassando os portões de nossos campi. Sendo assim, esperamos que tal sistema possa beneficiar toda a comunidade através de acesso ao conhecimento e a informação.

Documentário - A Rota do Escravo - A Alma da Resistência

No filme "A Rota do Escravo - A Alma da Resistência", a história do comércio de seres humanos é contada através das vozes de escravos, mas também dos mestres e comerciantes de escravos.
Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...