Pesquisar no Acervo Histórico

07/08/2017

Para Baixar - A democracia impressa Transição do campo jornalístico e do político e a cassação do PCB nas páginas da grande imprensa 1945-1948


A democracia impressa
Transição do campo jornalístico e do político e a cassação do PCB nas páginas da grande imprensa 1945-1948
Silva, Heber Ricardo

Sinopse

A democracia impressa: transição do campo jornalístico e do político e a cassação do PCB nas páginas da grande imprensa brasileira (1945-1948) analisa historicamente os posicionamentos da imprensa brasileira acerca da cassação do PCB e de seus mandatos durante a vigência do regime democrático inaugurado com a Constituição de 1946. Ancorado numa ampla investigação de jornais paulistas e cariocas - O Estado de S. Paulo, Folha da Manhã e Diário de S. Paulo, Correio da Manhã, O Globo e Jornal do Brasil - o livro desvenda as relações e o papel da imprensa como agente político na passagem do regime estadonovista à nova ordem democrática, época igualmente de transição de um jornalismo ligado a grupos políticos específicos para um modelo jornalístico empresarial. Concebendo os jornais não apenas como fonte de pesquisa, mas também como objeto de estudo, uma vez que, são produtores de acontecimentos políticos, a obra caracteriza as concepções democráticas dos periódicos analisados, bem como as ligações entre as folhas e os demais agentes políticos, além de entender as relações existentes dentro da própria empresa jornalística.

Link para baixar -
http://culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=46



https://apoia.se/1400480706739574




Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto. 

Entre em nossas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...