Pesquisar no Acervo Histórico

25/11/2016

Harvard lança página com documentos digitalizados dos julgamentos de Nuremberg

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH



Harvard lança de página com documentos  digitalizados dos  julgamentos de Nuremberg

Digitalização de Códices Mexicanos que estão em Biblioteca Austriaca

Digitalização de Códices Mexicanos que estão em Biblioteca Austriaca que Estará disponível gratuitamente na Internet em 2018, à frente Luz María Mohar



Link para a matéria em Espanhol  - http://www.jornada.unam.mx/2016/11/24/cultura/a03n1cul

Teses - "Gosta dessa baiana?" crioulas e outras baianas nos cartões postais de Lindemann (1880-1920)


Título: "Gosta dessa baiana?" crioulas e outras baianas nos cartões postais de Lindemann (1880-1920)
Autor(es): Santos, Isis Freitas dos
Orientador: Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de
Palavras-chave: Construção imagética;Autorrepresentação;Fotografia;Mulheres de cor;Bahia;Final do século XIX início do XX.;Mulher;Representação;Negras;Fotografia

Esta pesquisa tem por objetivo investigar o processo de construção da imagem da mulher de
 cor da Bahia em símbolo local nas últimas décadas do século XIX e iniciais do XX. Esta construção
 não se realiza de maneira unilateral e sem conflitos. Tendo como objetos de pesquisa as construções
 imagéticas que falam das identidades destas mulheres e que circularam em postais, fotografias e
 discursos literários, procuro analisar as dinâmicas que envolvem a produção, circulação e leituras
 possíveis destes objetos com o intuito de perceber as dinâmicas sociais que o norteia. Para guiar a
 primeira parte do trabalho trago a trajetória, na Bahia, do fotógrafo Rodolpho Lindemann autor e
 divulgador de duas séries de postais que trazem as mulheres de cor da Bahia como tema; a interação
 entre fotógrafos e modelos nas ruas e nos estúdios de Salvador e as dinâmicas que envolveram a
 autorrepresentação. Por fim procuro discutir esta mesma construção sob o ponto de vista da
 interação entre as classes dominantes de Salvador com as mulheres de cor que trabalhavam em seus
 lares. O lar branco torna-se local de construção de uma memória que acaba por produzir as
 “baianinhas”, símbolo ressignificado de uma cultura local.

Link  - https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18776
Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...