Pesquisar no Acervo Histórico

28/04/2018

Motociclistas russos erguem estátua de soldado soviético na embaixada alemã



Em 2015, motociclistas russos, proibidos de entrar na Alemanha, fizeram protesto em frente à embaixada alemã em Moscou.

Vídeo - Povos Indígenas: Conhecer para valorizar



"Povos Indígenas: conhecer para valorizar" produzido pelo Museu do Índio/FUNAI e Secretaria de Estado do Rio de Janeiro em 2011.

27/04/2018

José Murilo de Carvalho, Lúcia Bastos e Marcello Basile revelam em entrevista que o Grito da Independência teve uma intensa mobilização popular.

Publicado em 6 de set de 2012

Historiadores revelam em entrevista exclusiva ao Caminhos da Reportagem desta semana que o Grito da Independência teve uma intensa mobilização popular. A prova está em milhares de panfletos descobertos em bibliotecas do Brasil, Portugal e Estados Unidos.

Independência do Brasil - Entrevista com João Paulo Pimenta (USP)


Programa "Trocando Ideias" (Ministério Público Democrático), exibido em 02-Ago-2007. Entrevista com o Prof. Dr. João Paulo G. Pimenta (USP).

Vídeo - Conversa com Ederson Granetto sobre como as colônias espanholas da América lutaram pela independência logo no início do século 19

História: Movimentos de independência na América espanhola - Gabriela Pellegrino

A professora Gabriela Pellegrino Soares, livre-docente do Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo conversa com Ederson Granetto sobre como as colônias espanholas da América lutaram pela independência logo no início do século 19.

A Independência do Brasil e a Experiência Hispano-Americana (1808-1822).


Publicado em 6 de set de 2015

Mônica Teixeira conversa com João Paulo Garrido Pimenta, Professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo, Livre-Docente em História do Brasil Colonial sobre o livro recém-lançado A Independência do Brasil e a Experiência Hispano-Americana (1808-1822).

TVPUC - O Golpe de 2016 e o futuro da democracia. Aula 1,2 e3


Curso livre: "O Golpe de 2016 e o futuro da democracia"

"Desertores" norte-coreanos recebem 860 mil dólares do governo da Coreia do Sul para mentir sobre a vida na Coreia do Norte.

"Desertores" norte-coreanos recebem 860 mil dólares do governo da Coreia do Sul para mentir sobre a vida na Coreia do Norte. Os grandes jornais internacionais também pagam para que eles contem histórias surreais em entrevistas exclusivas, para ganhar audiência com base em mentiras absurdas e que ninguém acreditaria se fossem sobre qualquer outro país. Mas alimentam a indústria de propaganda contra a Coreia do Norte.

26/04/2018

Bibliotecas UFPR disponibiliza para você templates no Word (.doc/.docx) e no LibreOffice Writer (.odt) com a formatação para TCCs, monografias, teses, dissertações, artigos e demais trabalhos acadêmicos

Não tem desculpa para não entregar o trabalho bem normalizado: o Sistema de Bibliotecas UFPR disponibiliza para vocês templates no Word (.doc/.docx) e no LibreOffice Writer (.odt) com a formatação para TCCs, monografias, teses, dissertações, artigos e demais trabalhos acadêmicos. 😎🐧

Dicas - Falando de Ciência para quem não é cientista.


A palavra "ciência" é um termo amplo, mas quando se trata de falar de ciência com quem não é da área, geralmente significa "informações complicadas que muitas pessoas não entendem". Os pesquisadores muitas vezes tem dificuldade de compartilhar seus conhecimentos e pesquisas com o público fora da academia. Se esse é o seu caso talvez essas dicas o ajudem.

Diferenças entre BNCC, PCN e Diretrizes Curriculares (Papo de Educador)


Apesar dos problemas técnicos na gravação, vale assistir aos ensinamentos da Profa. Kátia Smole.

Giovanni Levi - Temporalidades na história e em outras ciências sociais: psicanálise


Em outubro de 2014, no interior do Ciclo de Conferências Sobre o Tempo, o PPGH recebeu o eminente historiador italiano Giovanni Levi.

25/04/2018

O escravo brasileiro que virou advogado e libertou 500 escravos

Luís Gonzaga Pinto da Gama, mais conhecido como Luiz Gama, nasceu em 21 de junho de 1830, na cidade de Salvador (BA). Era filho de mãe negra e pai branco, e foi vendido como escravo, pelo próprio pai, aos 10 anos de idade. Permaneceu analfabeto até os 17.

Luiz Felipe de Alencastro, da Sorbonne e da FGV fala sobre a história da escravidão no Brasil.

Em entrevista ao Instituto Lula, o professor Luiz Felipe de Alencastro, da Sorbonne e da FGV fala sobre a história da escravidão no Brasil. Neste bloco ele fala sobre os limites da escravidão, formas de resistência e também da ausência de uma política de transição para os libertos, que foram largados à própria sorte, quando não perseguidos.

A micro-história italiana e entrevista com Giovanni Levi


Salve, espectadores! No vídeo de hoje eu falo um pouco sobre a Micro-história Italiana e bato um papo rápido com um dos seus expoentes e pioneiros, o historiador italiano Giovanni Levi. O vídeo é longo, mas se você se interessa, vale à pena.

Solidariedade, ajude o Acervo Histórico a continuar melhor.


Ajude o Acervo Histórico a continuar crescendo, cada vez mais e melhor, fazendo sua doação através do PayPal no valor de 14,00 reais, mensalmente, bastando autorizar pelo debito automático em conta corrente, ou pelo seu cartão de crédito e, após 12 meses, receba em sua casa um lindo presente do Acervo Histórico.

História da TV - Comerciais Antigos 1970 a 2000


Diversos comerciais antigos veiculados na televisão brasileira, entre os anos 1970 e 2000

24/04/2018

Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología


Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología is a journal published every four months (January-March, April-June, July-September and October-December) that comes out at the beginning of each of these periods, and which was created in 2005 and funded by the School of Social Sciences of the Universidad de los Andes (Colombia).

Série Completa: Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, por capítulos


A série de vídeos explica e discute didaticamente cada um dos capítulos e subcapítulos de Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire.

23/04/2018

A história do século XX, de Martin Gilbert


Salve, espectadores do canal! No vídeo de hoje falaremos sobre A história do século XX, de Martin Gilbert, uma excelente obra panorâmica para quem quer compreender o século XX.

Escravidão - Para falar sobre esse tema, Flávio Gomes, professor de História da UFRJ é o convidado da jornalista, Lilia Schwarcz.


O Brasil foi o último país a abolir a escravidão mercantil e recebeu 40% da população africana que saiu do continente. Por aqui, o sistema virou uma linguagem que conteve muito sofrimento, mas também revolta e insurreição por parte dos escravizados.

O professor de história da UFRJ, Francisco Teixeira relata a história da pobreza através dos séculos


O professor de história da UFRJ, Francisco Teixeira relata a história da pobreza através dos séculos e as relações com modelo tradicional de desenvolvimento e consumo.

A Educação Proibida - Filme completo em HD (áudio Português)



Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  


Viva Maria: Historiadora destaca a importância de valorizar povos indígenas

Depois de um domingo repleto de significado para todos os habitantes desse nosso Planeta que, desde 1970, festejam o Dia da  Terra, a cada 22 de abril, Viva Maria, se apressa em  dar as  boas vindas aos participantes do Acampamento Terra Livre 2018, que começa hoje em Brasília, revisitando a   história desse nosso país que também acabou de comemorar seus 518 anos,  com direito a uma poética certidão de nascimento escrita por Pero Vaz de Caminha.

Plural | Reforma do Ensino Médio (06/04/17)

No Plural de hoje, vamos falar sobre um assunto que vem gerando muita polêmica e resistência por conta de estudantes e educadores: o Novo Ensino Médio. A Medida Provisória 746/16 foi aprovada e se tornou a lei 3.415/17.

Livros Gratuito - SAÚDE MENTAL das pessoas em situação de rua -Conceitos e práticas para profissionais da assistência social


SAÚDE MENTAL das pessoas em situação de rua - Conceitos e práticas para profissionais da assistência social

Livro lançado em 19/04, em SP.

22/04/2018

Cadastre seu Email em nosso Blog e receba diretamente nossas postagens!


2018: o fim da Independência do Brasil

MÁRIO MAESTRI*
Prossegue a ofensiva golpista, vitoriosa em 2016, com a deposição de Dilma Rousseff. Seu segmento dominante, em representação do capital globalizado, sob a direção estadunidense, persegue a construção de uma nova institucionalidade autoritária, tendo como correias de transmissão a alta oficialidade das forças armadas, o Parlamento, a Justiça, a grande mídia.
Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...