Pesquisar no Acervo Histórico

29/04/2018

O Primeiro de Maio em disputa: apropriações e significados do Dia do Trabalho no Ceará no início do século XX



O Primeiro de Maio em disputa: apropriações e significados do Dia do Trabalho no Ceará no início do século XX

Lindercy Francisco Tomé de Souza Lins
Mestre em História Social – UFC, com pesquisa financiada pela FUNCAP. Atualmente é  Professor do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. 
Resumo: O Primeiro de Maio, cujas origens remontam às lutas por melhorias, nas condições de trabalho da classe trabalhadora do final do século XIX, se configurou ao longo do tempo, como o principal rito operário, tanto pelo caráter internacionalista, e pelo significado de sua comemoração. No decorrer da história, observa-se constante disputa em torno do mote político-ideológico do Primeiro de Maio, ora se constituindo como “dia do trabalho”, sob forma de homenagem prestada pelo Estado aos “colaboradores do progresso”, ou como “dia do trabalhador”, ou seja, data destinada à reflexão dos trabalhadores sobre sua condição, cujo intuito era de se sociabilizar, ou lutar contra o capital, ao rememorar os Mártires de Chicago. Dentre os objetivos da pesquisa, tentou-se apontar as principais apropriações e significados de que o rito operário se caracterizou ao longo do período, notadamente as disputas em torno de seus significados pelos trabalhadores, Estado e Igreja Católica.

Palavras-chave: Primeiro de Maio; Dia do Trabalho; República 




****Receba atualizações no seu Email****

 Desenvolvido por FeedBurner

****Faça uma doação de qualquer valor para o Acervo Histórico****
PRECISAMOS DO SEU APOIO!


  1. Banco do Brasil - Agência 1846-5 Conta 43.731- 0
  2. Faça sua doação através do PayPal no valor de 14,00 reais, mensalmente, bastando autorizar pelo debito automático em conta corrente, ou pelo seu cartão de crédito e, após 12 meses, receba em sua casa um lindo presente do Acervo Histórico.
    Seu gesto de solidariedade permitirá desenvolvermos novos projetos para acesso de forma gratuita a todos.
    Link para doação
    https://goo.gl/R3XjYh
  • Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  
----Entre em nossas redes sociais----

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...