Pesquisar no Acervo Histórico

13/03/2018

MEC abre inscrições para curso de licenciatura gratuito

Olá, leitor!

Como você deve saber, a situação da educação em nosso país está longe de ser a ideal. Ainda mais em um país, onde, existe o potencial para se tornar referência na educação como padrão mundial.


A verdade é que no Brasil, a principal ferramenta para elevar o nível da educação, foi deixada de lado, quase esquecida. Essa ferramenta é o professor, que tem papel determinante na formação dos alunos.

Quando não se é dada a devida atenção à base da educação, que é o nivelador entre profissionais capacitados e profissionais com poucos recursos, você tem como resultado, uma falha facilmente reconhecida nos âmbitos educacionais e profissionais.

Então a notícia que estamos prestes a divulgar, é de extrema importância para que esse quadro se reverta. Apenas dessa maneira, o Brasil conseguirá desenvolver todo o potencial que existe, para tornar a educação um modelo a ser seguido.

Divulgamos então, que o MEC abre inscrições para licenciatura gratuita. Essa é mais uma tentativa de socorrer uma das questões de maior importância no Brasil.
Essa é mais uma das novidades e investimentos que o MEC tem apresentado aos brasileiros.

Os principais investimentos têm sido feitos, justamente onde se consegue contornar as adversidades. Por meio da atualização e investimento na qualidade dos profissionais da educação, o resultado é mais efetivo e definitivo.

Não existe chance de formar alunos para se tornarem profissionais realmente capacitados, se não houver mudanças nas bases de estudos dos mesmos. Ou seja, se a qualidade do ensino oferecido pelo professor não melhorar, o aluno continua estagnado.

Veja a seguir como a licenciatura gratuita, pode agir de forma positiva e relevante para os educadores da nação!

O que a licenciatura gratuita significa para os professores?
A licenciatura significa uma chance de se aperfeiçoar como educador de qualidade. Isso porque, a grande maioria dos professores que exercem a função em sala de aula, apresentam um nível de estudo que poderia ser muito melhor.

De acordo com último censo da educação, um número alarmante foi encontrado entre os professores que fazem uso de sua formação no Brasil. Muitos apresentaram só possuir o ensino médio.

Existem ainda aqueles que só possuem o ensino fundamental. Uma outra fatia desses professores, possuem o ensino superior, mas sem cursos de licenciatura. Apenas metade dos professores que estão nas redes de ensino, possuem formação em licenciatura.

E muitos desse que apresentam formação, não atuam em sua respectiva área de formação inicial. Em vista dessas informações, você consegue determinar a importância dessa notícia para educação em nosso país.

O professor é foco da iniciativa

Como citamos acima, essa nova iniciativa do Programa de Residência Pedagógica prevista para ter sua execução no ano de 2018, coloca o professor em foco. Os responsáveis pela qualidade e execução da educação no Brasil, determinaram que a base dos investimentos, deve ser aplicado ao professor.

A residência pedagógica que é a novidade nas iniciativas apresentadas pelo MEC, age de forma a estreitar os laços de comunicação e interação, entre escolas do ensino básico com universidades e as secretarias de educação.

Ao investir na formação de gestores, há a possibilidade de qualificar os profissionais que atuam na educação básica do Brasil. Essa é a questão mais relevante a ser levada em consideração.

Com a inserção da iniciativa, alguns outros programas podem ser beneficiados e por consequência os profissionais também. O ProUni se beneficiou de uma flexibilização, onde vagas ociosas podem ser preenchidas por bolsistas, para atender a formação em cursos de licenciatura.

Em relação a Formação Continuada, em 2018 o MEC vai fazer reserva de pelo menos 75% das vagas na UAB (Universidade Aberta do Brasil), para a formação dos professores que cursam seu primeiro ou segundo ano do curso de licenciatura.

Veja a seguir, como se inscrever e tirar proveito dessa oportunidade de engrandecer sua base de conhecimento.

Como aproveitar a licenciatura gratuita

Para poder ingressar e ter uma oportunidade real de aprimorar seus conhecimentos, você deve acessar o site da Capes. Ao acessar o site, você encontra na parte de baixo da página o edital.

No edital você visualiza todas a informações e prazos que compõem a iniciativa da licenciatura gratuita. Fique atento aos prazos estipulados no edital, e se programe para atender com antecedência as etapas previstas.

Vale ressaltar que, serão oferecidas em torno de 80 mil vagas para formação inicial dos professores. Todas fazem parte do Programa de Residência Pedagógica.

Cabe a você agora, aproveitar a oportunidade que o MEC oferece para aprimorar a qualidade da educação, e principalmente a qualidade do ensino oferecido pelos profissionais da educação em nosso país.

Até logo!

Via Canal de ensino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...