Pesquisar no Acervo Histórico

09/06/2017

Livro "O Português Afro-Brasileiro" para download gratuito.


Livro "O Português Afro-Brasileiro" para download gratuito. Obra é organizada pelos pesquisadores Dante Lucchesi, Alan Baxter e Ilza Ribeiro. 

Alunos da escola do MST em Veranópolis, no Rio Grande do Sul, tiveram a oportunidade de conhecer um jornalista cubano e debater sobre a história da ilha

Alunos da escola do MST em Veranópolis, no Rio Grande do Sul, tiveram a oportunidade de conhecer um jornalista cubano e debater sobre a história da ilha. A escola, que é reconhecida pelo Estado, tem como um dos objetivos proporcionar a troca de conhecimento entre países da América Latina.

Anunciamos a Parceria entre o Acervo do Conhecimento Histórico e o Leitura ObrigaHistória

É com imensa satisfação que anunciamos nossa parceria com o Canal Leitura OBRIGAHISTÓRIA, que sem dúvida alguma é um dos melhores canais em língua portuguesa no Youtube, sobre história. 

07/06/2017

Compartilhando Conhecimento - 175 obras de Literatura para você baixar, de Jorge Amado a Saramago


175 obras de Literatura para você baixar

Aula em vídeo explica como fazer um Projeto de pesquisa passo a passo

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH

Aula em vídeo explica como fazer um Projeto de pesquisa passo a passo

Vídeos - Belém em 1938 na quadra junina

Via Belém Antiga

A quadra junina e o sensacional registro de uma das mais importantes tradições culturais de Belém. Era o ano de 1938, quando Mário de Andrade, então Chefe do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, enviou ao Nordeste e ao Norte do país uma Missão de Pesquisas Folclóricas encarregada de gravar e filmar manifestações culturais populares, especialmente musicais.

06/06/2017

Em vídeo de três minutos - Entenda os abusos da reforma da previdência - COMPARTILHE!

Em vídeo três minutos, entenda os abusos da reforma da previdência 

Vídeos - A História do Brasil por Bóris Fausto

Série narrada pelo historiador Bóris Fausto e que, por meio de documentos e imagens de arquivo, traça um panorama político, social e econômico do País, desde os tempos coloniais até os dias atuais. A série é composta, ainda, de entrevistas com algumas personalidades que ajudaram a escrever essa história.

Matheus Leitão entrega livro sobre ditadura em batalhão onde pais foram torturados


Matheus Leitão entrega livro sobre ditadura em batalhão onde pais foram torturados
'Em nome dos pais' detalha a tortura que os jornalistas Marcelo Netto e Míriam Leitão sofreram durante a ditadura militar.

15 sites para baixar livros gratuitamente

Para ampliar a sua experiência de leitura, o Catraca Livre fez uma lista com 15 sites nacionais e internacionais em que é possível baixar  livros e ler online de maneira legal, sem complicações e, o melhor, de graça.

Documentários - HISTÓRIA DO SÉCULO XX - Série em seis documentários para entender melhor o período.

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH


O século XX foi o período de cem anos iniciado em 1 de janeiro de 1901 e terminado em 31 de dezembro de 2000 que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder.

Café História - Dez obras fundamentais para compreender melhor o Integralismo


Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) indica 10 obras para quem deseja começar a estudar o Integralismo

I Jornada História e Linguagem. 24 de Agosto de 2017


Organizada pelo Grupo de Estudos em Teoria da História e História da Historiografia, anjornada uma parceria entre o Laboratório de Estudos da Cidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEC/UDESC) e o Laboratório de História e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (Labharte/UFSC).

04/06/2017

14 pastas com livros sobre história do Brasil.


14 pastas com livros sobre história do Brasil.

Agora seu Tcc Sai - Essas ferramentas podem ser úteis para quem escreve artigos, monografias, dissertações e teses.

#AgoraSeuTccSai Essas ferramentas podem ser úteis para quem escreve artigos, monografias, dissertações e teses:

Séries para quem quer aprender mais sobre História

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


Os recursos audiovisuais são ótimos aliados no processo pedagógico e podem complementar o estudo em diversas disciplinas.

Acervo Histórico da ALEPA

Nascido da necessidade de sistematização das atividades de mesas diretoras anteriores, em 8 de outubro de 2013 foi criada a Comissão do Acervo Histórico da Assembléia Legislativa e conseqüentemente implantado o Acervo Histórico, Patrimonial e Iconográfico da Assembléia Legislativa, com a finalidade de resgatar, sistematizar e disponibilizar informações sobre os projetos da Casa não somente para parlamentares, mas também para pesquisadores e o público em geral.

03/06/2017

Dicas de materiais para estudar história e cultura afro-brasileiras

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
<:br>

Você sabia que existe uma lei federal, desde 2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas?

Conhencendo a RDPC - Pyongyang uma capital limpa e sem poluição.


Pyongyang é a capital da Coréia do Norte, e uma das coisas que mais impressionam os visitantes é a sua grande limpeza e poluição inexistentes.

BOITO JR., Armando.O Estado capitalista no centro: crítica ao conceito de poder de Michel Foucault

Resumo: Neste ensaio, Armando Boito Jr. combate a ideia de que o poder na sociedade capitalista é difuso e não hierarquizado. Ele lembra que “o poder que se exerce na família, na escola, na empresa, nos hospitais ou na prisão”, tão valorizados por Foucault, “é conferido ou regulamentado por normas legais e fiscalizadas pelo aparelho de Estado (capitalista)”.

10 Dicas para Professores que estão começando em uma nova escola.

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

O começo em uma nova escola é emocionante e ao mesmo tempo assustador. Você terá bons dias e outros serão mais desafiadores. E assim como qualquer outra atividade, aprendemos com nossas experiências. Segue algumas dicas que podem facilitar esse processo:
Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...