Pesquisar no Acervo Histórico

08/04/2017

Vídeo - Aula do professor Michel Gherman, do Instituto de História da UFRJ, numa excelente exposição sobre racismo e as declarações de Jair Bolsonaro em tradicional Clube Hebraica

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Na gravação, Michel Gherman, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ), condena atitude do público que aplaudiu fala do parlamentar em tradicional clube judaico.




    Agência Café História

    Nesta sexta-feira (7), o historiador Michel Gherman, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um dos coordenadores do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes (NIEJ) desta mesma universidade, publicou um vídeo no qual aponta a relação entre as falas de teor racista proferidas por Jair Bolsonaro no clube Hebraica, no Rio de Janeiro, e o Holocausto. O Café História perguntou a Gherman: por que uma relação que deveria ser tão óbvia precisou ser explicada? De acordo com o historiador, “porque as pessoas teimam em não entender as relações entre racismo e Holocausto. Elas acham que ele se restringe ao antissemitismo”. Confira, na íntegra, o vídeo (7 min.) gravado pelo historiador:


    Na última quarta-feira, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), cotado para disputar a Presidência da República em 2018, esteve no Clube Hebraica, no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro, e, apesar do protesto de membros da comunidade judaica carioca no lado de fora do clube, falou por mais de uma hora para cerca de 300 pessoas que lotaram o auditório. Na palestra, ministrada a convite do Hebraica, Bolsonaro disse que, se eleito, acabará com as demarcações de terras indígenas e quilombolas (descendentes de escravos). Em certo momento do evento, o parlamentar arrancou risos de vários membros da plateia ao falar: “Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles”. [1]

    Bolsonaro também fez críticas ao acolhimento de refugiados pelas autoridades brasileiras:

    – Não podemos abrir as portas para todo mundo, disse.

    E completou: “Alguém já viu algum japonês pedindo esmola? É uma raça que tem vergonha na cara!”

    Nos últimos dias, duas representações parlamentares foram encaminhadas à Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de investigação contra Bolsonaro pelo crime de racismo. Além disso, a B’nai B’rith – Filhos da Aliança, entidade judaica de Direitos Humanos, atuante há 85 anos no Brasil e 175 anos internacionalmente, publicou uma nota de repúdio na qual classificou os pronunciamentos de Bolsonaro como xenófobos, discriminatórios e racistas. “Contamos que os nossos representantes, democraticamente eleitos, apliquem os preceitos de nossa Constituição e os valores que ela promove, saibam tomar as medidas cabíveis nesta IRRESPONSÁVEL circunstância, assim como em qualquer outra que vier a manifestar-se no mesmo sentido.”, encerra dizendo a nota.

    [1] Arroba é uma medida usada para pesar gado; cada uma equivale a 15 kg.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...