Pesquisar no Acervo Histórico

26/03/2017

Tese - O Parque Nacional da Serra da Capivara e a urbanização de São Raimundo Nonato : transformações socioespaciais no Piauí e suas repercussões no entendimento de sertão


O Parque Nacional da Serra da Capivara e a urbanização de São Raimundo Nonato : transformações socioespaciais no Piauí e suas repercussões no entendimento de sertão.






  • Teses de Doutorado - Geografia 

Resumo:

O presente, trabalho objetiva analisar como as transformações socioespaciais implicam um novo entendimento geográfico de uma sociedade, sobre um determinado aspecto, em um determinado tempo. De modo específico, busca-se compreender como o sertão passou a ser concebido pelos atuais habitantes de São Raimundo Nonato - PI a partir de alguns marcos significativos que podem ser encontrados na criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, no início da década de 1970, e no recente fenômeno de urbanização na última década. Parte-se da premissa de que o novo contexto cultural favorecido por tais transformações pode proporcionar uma melhor compreensão sobre “sertão” na atualidade. Com a trabalho, foi possível constatar que cada vez menos o modo de sobrevivência está ligado à terra, mas sim a um emprego formal ou mesmo informal, no comércio ou principalmente em órgãos ligados ao poder público. A municipalização de parte dos recursos federais destinados à saúde e à educação teve importante papel na dinâmica produtiva local. Um outro aspecto a ser considerado quando se fala em sertão diz respeito aos fluxos migratórios. No caso em estudo, São Raimundo Nonato, o que se tem é uma movimentação de trabalhadores em constantes idas e vindas, tornando ainda mais dinâmica a realidade social local. Os entrevistados demonstram um sentimento com problemas relacionados à vida urbana. As caracterizações depreciativas do viver no sertão como incivilizado, matuto, palco de constantes brigas entre famílias, foram substituídos por depreciativos ligados à periferia do sistema de produção capitalista, ou seja, com caracterizações que o colocam como lugar de pouca infraestrutura, de sistema de saúde precário, de má qualidade no sistema educacional, poluição, e o sentimento de violência foi substituído pelo sentimento de insegurança. Um aspecto interessante que foi possível comprovar com o campo é a falta de sentimento de pertencimento ao sertão. O discurso sobre o tema parece estar mais presente em estados como Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. No caso de São Raimundo Nonato, mesmo inserido na porção semiárida no Nordeste, a população local, inclusive na faixa etária acima de 50 anos, não parece assumir a identidade de sertanejo para si.

Link -  Clique aqui para baixar 


 

 
  • Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto. 
 
Ajude-nos a difusão gratuita de conhecimento. Seja um patrocinador!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...