Pesquisar no Acervo Histórico

06/11/2016

El libro del jesuita alemán Adán Schirmbeck (1613 - 1683)


Antiguo, raro y difícil de conseguir es el libro del jesuita alemán Adán Schirmbeck (1613 - 1683) titulado: “Messis Paraquariensis. Patribvs Societatis Jesv per sexennivm in Paraquaria Collecta”. Muy poco y casi nada citado en la historiografía de las misiones, fue publicado en Munich en 1649, construido con la información que el autor obtuvo de las Cartas Anuas del P. Diego de Boroa (1638-1640) y del P. Francisco Lupercio de Zurbano (1641-1643). Desconocemos los motivos que inspiraron a Schirmberck a escribir este libro y nada sabemos de él. Ni siquiera está mencionado en el Diccionario Histórico-Geográfico de la Compañía de Jesús. Pero de seguro debe haber impulsado a muchos jóvenes del norte de Europa a viajar a las misiones de América. El libro está dedicado al príncipe Maximiliano de Wittelsbach, duque y elector de Baviera. Luego de una introducción, hace referencias a la provincia paraguaya, a los colegios y a las reducciones. Un libro que gracias a la tecnología que alcanzamos, está al alcance de todos en:

https://archive.org/details/messisparaquarie00schi




Vídeo - Café filosófico: A aurora do pensamento ocidental - José Arthur Giannotti

Café filosófico: A aurora do pensamento ocidental - José Arthur Giannotti

04/11/2016

Vídeo - Cursos USP - O Conflito Israel-Palestina - PGM 01

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH




Cursos USP - O Conflito Israel-Palestina 

Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa

O Repositório.UL é o repositório institucional da Universidade de Lisboa.

Documentário - Gregório de Mattos Guerra

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH


Gregório de Mattos, mais que uma lenda, gênese da poesia e da literatura, foi um dos maiores poetas brasileiros. No tempo de um dia desse homem falastrão, inteligente, perigoso e lúdico, acompanhamos Gregório (magistralmente vivido por Wally Salomão) pelas vielas coloniais de Salvador, nos idos de 1600. Seus pensamentos se expandem. Seus poemas tornam-se diálogos nos encontros das esquinas. Dividimos com ele, cronista da cidade, seus delírios espirituais e eróticos. O filme é poesia pura. Intacta como há 400 anos.

Documentário - Padre Antônio Vieira - O Mestre das Palavras.

Padre Antônio Vieira - O Mestre das Palavras.



Em documentário da TV Senado brasileira apresenta-se "a biografia do Padre Antônio Vieira (Lisboa, 06/02/1608 -- Salvador/Bahia, 18/07/1697), religioso, escritor e orador português que se destacou como missionário em terras brasileiras no século XVII.


02/11/2016

Vídeo - Século XIX na América Latina

A historiadora Maria Lígia Prado, Professora Emérita da FFLCH/USP, volta ao programa, agora para falar sobre o Século XIX na América Latina - o século em que as colônias espanholas e portuguesa se transformam em países independentes e buscam construir estados democráticos e identidades nacionais.

Playlist - História - https://goo.gl/52e3Wg

*Assista a UNIVESP TV ao vivo, e veja nossa programação completa em http://univesptv.cmais.com.br





Vídeo - Hans Staden - Legendado Pt

Hans Staden - Legendado Pt



Vídeo - Fernando Novais: Portugal e Brasil - antigo sistema colonial

Fernando Novais: Portugal e Brasil - antigo sistema colonial



O curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura recebeu o professor Fernando Novais para discutir o sistema colonial no módulo de estudos sobre o Brasil.





31/10/2016

Vídeo - História: História Econômica - José Jobson de Andrade Arruda

História: História Econômica - José Jobson de Andrade Arruda
Neste programa o professor José Jobson de Andrade Arruda da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, conversa com Mônica Teixeira sobre História Econômica.
De segunda a sexta às 09h, o programa Estúdio Univesp traz entrevistas, debates, matérias especiais, notícias e o resumo da programação na tela da UNIVESP TV. 
O canal para quem quer saber mais e aprender sempre!
Assista também em http://univesptv.cmais.com.br



Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...