terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Vídeo - Café filosófico: A democracia e a beleza - Tzvetan Todorov

Em homenagem a Tzvetan Todorov
Café filosófico: A democracia e a beleza - Tzvetan Todorov




Link para o Vídeo no YouTube - https://www.youtube.com/watch?v=lbsK0ikE9XE

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Introdução á Fotogrametria Digital e a sua Aplicação no Património – VI Edição em português - UBUAbierta

Curso online: Introdução á Fotogrametria Digital e a sua Aplicação no Patrimônio – VI Edição em português -  Universidade de Burgos. Spain.





MODALIDADE

Online

APRESENTAÇÃO

Durante o curso abordaremos, como forma de contextualização, uma síntese da história e dos objetivos de esta técnica, assim como a comparação das suas vantagens e inconvenientes em relação a outras técnicas. O formato do curso está pensado para que a aprendizagem do aluno seja eminentemente prática, focando-se o curso fundamentalmente na utilização de software libre e gratuito, sem esquecer outras ferramentas comerciais com as quais podem levar a cabo os seus projetos.

Deste modo, são fornecidos conhecimentos básicos para que o aluno possa começar a explorar o uso desta técnica de forma científica abrindo-se um mundo de possibilidades na hora de levar a cabo a sua profissão e conseguindo assim umas capacidades tremendamente apreciadas na atualidade.

OBJETIVOS

Familiarizar o aluno com os conceitos relativos á fotogrametria.
Introduzir os alunos nas técnicas de planificação e obtenção fotográfica para um correto levantamento fotogramétrico.
Conhecimento do uso de software 123D Catch, ARC3D y Photoscan para gerar modelos 3D com precisão.
Geração de ortofotos, desenhos arqueológicos, toma de medidas e georreferenciação a partir dos nossos modelos 3D. Usando Blender, AutoCad e Acrobat Reader.
Reconstrução das partes perdidas do nosso modelo 3D assim como do seu contexto histórico de forma gráfica. Usando Blender.
Difusão dos resultados. Usando plataformas web como p3d.in ou sketchfab.com que nos permitam acoplar os nossos modelos 3D aos nossos blogues e páginas web.

METODOLOGÍA

Trabalho em linha individual e/ou cooperativo. Prático e ativo. Através da leitura e visualização do material alojado na plataforma.
Acompanhamento tutorial personalizado em atividades concretas para aprender ativamente e com fundamento os temas estabelecidos.
Acompanhamento diário mediante estratégias de comunicação personalizadas.
Serviço de apoio académico sempre que necessário durante a duração do curso.
O curso é constituído de 30 horas que se estenderam durante três semanas via e-Learning.

DURAÇÃO E CALENDÁRIO

30 horas

Del 7 al 26 de marzo de 2017.

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS

Dispor de una conexão a Internet adequada por ADSL ou similar (sendo preferível a conexão por cabo a sistemas WiFi ainda que isso não é determinante).
Ter um PC ou portátil que disponha de dispositivos de áudio e vídeo, necessitamos de uma câmara de vídeo e um microfone que funcionem corretamente.
Ter uma conta de correio Gmail e um perfil no Google +. Aliás, no início do curso, o participante deve de se certificar de que o seu sistema de videoconferência (Hangout) no Google + funciona corretamente.

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e formativa.
Ter-se-á em contra o trabalho realizado ao longo de todo o curso, os exercícios solicitados e realizados, assim como a participação nos fóruns da plataforma.
Para concluir o curso só será necessário realizar as atividades estabelecidas como obrigatórias.

DOCENTES

Pablo Aparicio Resco, Mestre em Arqueologia e Especialista Universitário em Virtualização do Património.
Iván Díaz San Millán, Mestre em Arqueologia e Pré-história (UC).
João Ribeiro, Mestre em Arqueologia (UM).
Rubén Gutiérrez Priego. Eduardo Díaz San Millán. (Coordenação do curso: telefone +34 677 357 312; email: edsmster@gmail.com).

PREÇOS

Matrícula ordinária: 110€. Personas interessadas.

Matrícula reduzida: 100€. Membros da comunidade universitária da UBU.

CRÉDITOS

Pendiente de aprobación para Licenciaturas, Diplomaturas, Ingenierías e Ingenerías Técnicas

1.5 crédito para Grados

Saiba mais em:
 https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6253209739392224944#editor/target=post;postID=8872892042236313933

sábado, 4 de fevereiro de 2017

MANUAL DO PESQUISADOR DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO AMADOR

Via - Patrimônio, Blog do DPH

MANUAL DO PESQUISADOR DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO AMADOR



O blog do DPH procura cobrir uma grande variedade de assuntos relacionados à preservação e valorização do patrimônio histórico. Mas digamos que você, leitor, esteja buscando informações que nossas publicações ainda não abordaram ou queira se aprofundar em um assunto específico de seu interesse.

Com isso em mente, preparamos um pequeno manual para você exercitar suas habilidades de investigação e pesquisa a partir de dicas dos técnicos do DPH. Você encontrará abaixo as principais fontes de pesquisa para acessar acervos online de diversos jornais, revistas, fotos e mapas antigos sem sair de casa.

Mais informações em Patrimônio, Blog do DPH

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Universidade disponibiliza acervo online com 2500 livros sobre África e Oriente

Via - Ensino médio em diálogo 

Universidade disponibiliza acervo online com 2500 livros sobre África e Oriente

Atenção professores e estudantes interessados na história e cultura africanas! A biblioteca digital da Universidade de Aveiro já permite ler através da internet obras digitalizadas de Angola, Cabo Verde, Goa, Guiné, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor.


A Universidade de Aveiro (Portugal), através do projeto "Memória de África e do Oriente", tem já online mais de 2500 obras, referentes à história dos países de Língua Portuguesa, durante a administração colonial. O projeto, que existe desde setembro de 1996, é executado pela Universidade de Aveiro e pelo Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento (CESA) de Lisboa e tem contado com a participação de instituições de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Goa.

Além de registos bibliográficos para orientação de investigadores e curiosos, estão agora disponíveis e com livre acesso obras digitalizadas que vão desde livros da escola primária do tempo colonial, a relatórios de antigos governadores das então colónias e outros documentos oficiais. Entre outras "preciosidades" já digitalizadas contam-se os três volumes da "História Geral de Cabo Verde", várias obras do cientista e poeta cabo-verdiano João Vário, toda a coleção do Boletim Geral das Colónias, a revista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa de Bissau Soronda (1986-2009), o Boletim Cultural do Huambo em Angola, e "O Oriente Português", da responsabilidade da Comissão de Arqueologia da Índia Portuguesa, publicado entre 1905 e 1920 e retomado entre 1931 e 1940.

De acordo com Carlos Sangreman, da Universidade de Aveiro, o projeto "Memória de África e do Oriente" em dezembro atingiu 353.991 registos bibliográficos e 343.819 páginas digitalizadas e a base de dados já vai ser acrescentada. "Temos trabalhado com muitas instituições portuguesas, sendo a última a Biblioteca Nacional que nos disponibilizou 67 mil registos que irão ser colocados na base à medida que formos conseguindo compatibilizar o formato", esclarece aquele responsável.

 Eis o link:

memoria-africa.ua.pt

Vídeos - Grandes Filósofos: Paul Ricoeur; David Hume; Hegel; Karl Marx; Baruch Spinoza; Ludwig Wittgenstein; Locke; Martin Heidegge; Bertrand Russell.

Grandes Filósofos - Em Espanhol

  • Paul Ricoeur 
  • David Hume
  • Hegel
  • Karl Marx
  • Baruch Spinoza
  • Ludwig Wittgenstein
  • Locke
  • Martin Heidegge
  • Bertrand Russell.



















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...