Pesquisar no Acervo Histórico

31/08/2016

História: Escravidão nas Américas - Rafael de Bivar Marquese


A jornalista Mônica Teixeira ouve o historiador Rafael de Bivar Marquese sobre a escravidão moderna, ligada ao tráfico transatlântico negreiro, iniciada com a descoberta das Américas e do Caribe. Professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), Marquese é autor, entre outros, de Feitores do corpo, missionários da mente. Senhores, letrados e controle dos escravos nas Américas, 1660-1860 (Companhia das Letras, 2004).


“Hobsbawm, la última entrevista”: Wlodek Goldkorn

“Hobsbawm, la última entrevista”: Wlodek Goldkorn



Raymond Williams (1921-1988) completaria 95 anos hoje.

28/08/2016

A Rota do Escravo - A Alma da Resistência


No filme "A Rota do Escravo - A Alma da Resistência", a história do comércio de seres humanos é contada através das vozes de escravos, mas também dos mestres e comerciantes de escravos.

Cada um conta sua experiência: da deportação de homens e mulheres para as plantações até o cotidiano do trabalho e os movimentos de abolição.

Produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), traduzido e dublado pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).


Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...